Por Dr. Petrus Raulino

 

Antidepressivo e a Covid-19

Um ensaio clínico pequeno, com resultados ainda preliminares, conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis e publicado na revista JAMA (Journal of the American Medical Association), comparou o antidepressivo Fluvoxamina com placebo em 152 pacientes adultos ambulatoriais com diagnóstico de COVID-19.

 

Resultados preliminares

Após 15 dias, nenhum dos pacientes que receberam Fluvoxamina apresentou deterioração clínica, enquanto 6 pacientes que receberam o placebo sim.

Destes seis, quatro ficaram internados, por períodos que variaram de 4 a 21 dias.

Um paciente que recebeu placebo necessitou de ventilação mecânica.

Estes achados ainda estão restritos a estudo com pequena amostra, portanto não podem servir para fundamentar recomendação de uso de Fluvoxamina para COVID-19.

Por quê? Porque pode ser simplesmente um artefato estatístico.

Por isso, estudos multicêntricos com amostras maiores e metodologia rigorosa são necessários.

Vale lembrar que a Fluvoxamina é um medicamento de controle especial e só deve ser prescrita a critério médico para outras indicações que não COVID-19.

 

Fluvoxamina e a produção de citocinas

Mas o achado de pesquisa é relevante.

A hipótese ainda a ser testada em estudos adicionais é se a Fluvoxamina pode mudar o desfecho clínico e reduzir a produção de citocinas, que têm sido associadas às “tempestades de citocinas” potencialmente fatais que ocorrem em casos graves de COVID-19.

Os achados do estudo talvez possam ilustrar como os alvos terapêuticos em pesquisas podem ser complexos.

Há muitas variáveis que não são completamente conhecidas, mas é preciso buscar novos achados e respostas.

Estes achados não devem ser tratados como fundamento para que médicos recomendem a Fluvoxamina como uma medida eficaz contra a COVID-19, mas sim como um indicador encorajador para futuras pesquisas.

Estamos de olho.

 

Referências

Lenze, E. J., Mattar, C., Zorumski, C. F., Stevens, A., Schweiger, J., Nicol, G. E., … & Reiersen, A. M. (2020). Fluvoxamine vs placebo and clinical deterioration in outpatients with symptomatic COVID-19: a randomized clinical trial. JAMA, 324(22), 2292-2300.